domingo, 29 de agosto de 2010

PESSOA INESQUECÍVEL-MARIA DE FÁTIMA OLIVEIRA


Em 1955, nasceu na cidade de Cumaru, Maria de Fátima Oliveira, filha de Alcides José de Oliveira e de Antônia Francisca de Oliveira.
No ano de 1962 veio residir na cidade de Limoeiro, junto com seus irmãos. Em 1964 cursou o primário na Escola Morais e Silva, no ano de 1967 iniciou seu curso ginasial no Colégio Regina Coeli, de 1972 a 1974 cursou o Pedagógico na mesma escola, no mesmo ano iniciou seu primeiro trabalho no Armazém Continental. Em 1973 aconteceu seu primeiro casamento que durou até o ano de 1978.
No ano de 1974, começou a lecionar na Escola Dr. Sérgio Magalhães, passando a ser funcionária da Prefeitura Municipal de Limoeiro, na gestão do prefeito Arthur Correia de Oliveira, quando nasceu seu primeiro filho.
No ano de 1977 iniciou sua carreira universitária na FACAL- Faculdade de Ciências da Administração de Limoeiro.
Em 1978 passou a ser diretora do Grupo Escolar Octaviano Basílio, pertencente à prefeitura, na gestão de Adauto Heráclio Duarte.
No ano de 1982 nasceu seu segundo filho e neste mesmo ano concluiu seu curso superior tornando-se bacharela em Administração de Empresas.
Em 1983 sofreu um acidente automobilístico tornando-se paraplégica . A partir daí começou um renascer para ela, sua reabilitação ocorreu no setor de fisioterapia/terapia ocupacional do Hospital das Clínicas do Recife.
Em 1988 retornou à cidade de Limoeiro e foi rapidamente convidada para participar do Comitê de Educação Especial, convite feito pela diretora da GRE na época , Arlete Peres de Souza. Lá chegando, viu o grande número de portadores de deficiência, sentiu de início a discriminação e o preconceito a que eles se submetem, com isto procurou uma solução.
No ano de1991, coma finalidade de proporcionar melhores condições de vida para o portador de deficiência, juntamente com alguns professores de educação Especial fundou a APDL- Associação dos Portadores de Deficiência de Limoeiro.
Hoje continua como funcionária na Secretaria de Educação do estado de Pernambuco lotada no Centro de Reabilitação e Educação Especial do Limoeiro.
No ano de 1996 ingressou na carreira política, foi candidata a vereadora, tendo como objetivo trabalhar em prol dos portadores de deficiência e familiares carentes, com a finalidade de abrir novos horizontes para o povo da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário