terça-feira, 31 de agosto de 2010

LUGAR ADMIRÁVEL- ENGENHO PASSASSUNGA


Em Passassunga havia dois engenhos de açúcar bastante grandes. Seus proprietários eram Dr. Nélson e José, que já são falecidos.
Há muito tempo que os engenhos não funcionam mais, mas ainda restam o terreno e as paredes da Casa Grande construída pelo arquiteto Geraldo Gomes.
No engenho havia uma capelinha, uma escola nas terras dos donos dos engenhos, não havia energia elétrica, nem cemitério. As pessoas falecidas eram levadas nos Mendes, povoado vizinho ou em Bom Jardim.
Passassunga faz divisa com Limoeiro e Bom jardim. Atualmente, tem energia elétrica, duas igrejas, mais escolas e tornou-se um povoado.
Grupo: Saulo Rodrigo

6 comentários:

  1. Geraldo Gomes é um arquiteto e célebre escritor que tem como obra prima ENGENHO E ARQUITETURA, neste livro ele cita as construções que você nos informa ser projetada pelo tal. Venho esclarecer que o mesmo não construiu salvo as construções serem muito antigas datadas do século 19. Seu blog é muito bom. Parabéns. Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Recentemente viajando pra Surubim conheci esse belo exemplar da arquitetura dos nossos engenhos, fotografei e depois catalogando pesquisando pela internet e li que o Passassunga se localizava em Bom Jardim, isso não retira sua beleza mas fica a duvida: Bom Jardim ou Limoeiro ? Vou voltar e conhecer sua bela capela. Parabéns por divulgar nossa história.
    Ivan Gbarbosa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Limoeiro, fica perto da entrada indo pra machados.fica perto DO sitio outeiro

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Como pode um local que escravizou tantos seres humanos ser admirável? Limoeiro é lindo, porém, devemos ler os lugares criticamente. Este engenho, como todos os outros utilizou a força de trabalho escravizada.

    ResponderExcluir