terça-feira, 31 de agosto de 2010

LUGAR ADMIRÁVEL-PEDRA DO CRISTO SALVADOR


Antigamente conhecida como Pedra do Urubu, teve seu nome modificado para Pedra do Cristo Salvador onde são realizadas Vias-Sacras durante a Páscoa.
Conta a lenda que há muito tempo atrás existia uma enorme floresta, linda por natureza e sombria por esperteza; onde lá tudo tinha e de nada se sabia, um rio formoso e as belas aves que no céu bailavam e uma beleza inexplicável não se sabia porquê.
De toda essa beleza que existia, uma era ainda mais bela entre elas, pois era como magia e sonho. Era a linda Inês, uma camponesa filha de um caçador que tinha morrido e adeixado sozinha. Inês morava no alto da colina na proa da serra em uma cabana onde tinha uma chaminé por onde saía uma fumacinha. A linda Inês, alva como as nuvens, formosa como as sereias, de cabelos longos, cacheados e dourados como os raios dos sol em sua face e seus lábios carnudos, vermelhos como a rosa que se perdia na cor dos seus lindos olhos azuis como o céu, e lá ela estava sempre a cantar:
Sou eu, sou eu, meu Senhor
Sou eu a filha do caçador
Até que um dia um príncipe que morava em uma outra parte da grande floresta e que lançava por diversão escutou o canto daquela linda camponesa que lavava suas roupas na ribanceira do rio ( Rio Capibaribe) e se aproximou e logo se apaixonou desesperadamente pela pequena camponesa Inês e dela se aproximou e perguntou o nome e tomando suas mãos uma grande admiração revelou. Ambos se apaixonaram.
Só que ele não revelou que era um príncipe, pois gostaria de fazer isso de outra maneira e perguntou a ela como fazer para encontrá-la , e ela apontando para o alto da colina mostrou sua cabana. Eles se despediram e ele prometeu voltar para buscá-la e ela disse que o esperaria.
Ele partiu mas deixou com ela um punhal de ouro para que ela se defendesse do mal e das feras que existiam na floresta.
E o tempo passou, dias e mais dias, noites e mais noites e nada do jovem príncipe voltar. No rosto da linda Inês não existia felicidade, mas ela não perdeu a esperança. Mas não era culpa do jovem príncipe Tineu, pois sua busca era grande. Só que existia por trás de tudo os feitiços da terrível Malvina, uma bruxa muito feia que odiava a linda Inês pó ela ser bonita e jovem e de ter a sorte de casar-se com um jovem príncipe, então ela fazia com que o jovem Tineu se perdesse na grande floresta e não achasse o caminho certo. A terrível bruxa tinha adoração pelo mal e amava as aves de rapina, os urubus.
Certo dia, Inês começou a cantar alto e forte:
Sou eu, sou eu, meu Senhor
Sou eu, sou eu, meu amor
Sou eu a filha do caçador
A quem prometeu voltar e não voltou
O príncipe Tineu escutou de longe sua bela Inês cantar e correu na busca de encontrá-la. A malvada bruxa ao ver que o príncipe se aproximava da bela Inês. Invocou seus poderes malignos e lançou um grande feitiço sob a bela Inês . Fez com que ela e sua cabana transformar-se em uma grande pedra, pois assim o príncipe jamais encontraria a cabana e Inês. E conseguiu, transformou a cabana e a jovem e a caban coma a jovem Inês em uma pedra no alto da colina. E a confinou com uma grande quantidade de urubus para que não restasse nenhuma esperança para o jovem príncipe Tineu.
Mesmo assim não conseguiu ser feliz e transformou o lindo reino do príncipe em uma serra de terra bem alta que de lá se via a pedra e da pedra se via a serra.
Justamente onde hoje existe a Pedra do Urubu (Pedra do Cristo Salvador) e a Serra da Passira.
Ambos, o príncipe e a jovem Inês foram confinados a maldição da bruxa e vivem separados até que um dia o encanto seja quebrado.
Ass: Adriana Cunha Araújo
Grupo: Gerliane, João Henrique, José Rodrigo, José Carlos, Karolayne

Nenhum comentário:

Postar um comentário