terça-feira, 31 de agosto de 2010

LUGAR ADMIRÁVEL- USINA DE ALGODÃO- IRODUSA


Em 1774 iniciou- se o plantio de algodão em Limoeiro.
A primeira fábrica foi a Fábrica de Óleo Vegetal Santo Teresinha, uma iniciativa de Octaviano Heráclio Duarte, sendo considerado o pioneiro da industrialização da nossa cidade.
Nascido na cidade de Bom Jardim, Octaviano cursou até a 3ª série do Ensino Fundamental. Até os 19 anos, percorreu um grande percurso. Do roçado em Poço Grande , pertencente a vó, D. Teresinha, com quem foi criado desde os três anos de idade, comprou uma usina de beneficiamento em Alagoas. Em 1935, aos 20 anos, vendeu tudo que tinha para casar com Dona Inácia, sob a oposição dos sogros. Em 1936 voltou ao trabalho na roça e comprou outra bodega, mas em 1939 a seca o fez perder tudo.
Destruiu temporariamente a lavoura para montar uma carvoaria e uma garagem de aluguel de bicicletas em Limoeiro, mas voltou novamente a ela após dois anos, quando o algodão começava a dar os primeiros bons lucros. De 1941 a 1945 conseguiu instalar, com o dinheiro das plantações, meia dúzia de máquinas de descaroçamento de algodão passando já para a fase de industrialização.
A primeira fábrica existente em Limoeiro, fundada por Octaviano foi a Fábrica de Óleo Vegetal Santa Teresinha e, posteriormente, foi criada a fábrica de produção a partir do óleo já utilizado não agredindo o meio ambiente.
Antes da fundação dessa fábrica já havia a moderna e eficiente usina de descaroçamento de algodão – IRODUSA.
Octaviano tinha como objetivo criar uma empresa que pudesse ajudá-lo a enriquecer e a dar trabalho á gente pobre que habitava a encosta do Redentor.
Grupo: Luana Caroline, Marvison, Mª Gabrielle

5 comentários:

  1. Fico emocioando ao ler sobre meu avô! Ele era meu melhor amigo. Agradeço pela homenagem :-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nao o conheci, mas trabalhei por muitos anos com os filhos dele, Dr. Luiz e Rento G. Duarte, pessoas muito importantes em minha vida, gratidão a eles.

      Excluir
  2. Figura muito importAnte, na historia de limoeiro, conhecia ,e todos os dias eu estava na sua fazenda sta. Terezinha,

    ResponderExcluir
  3. Conheci demais morei nos arredores da fazenda...
    Ia muito as noites Mariana...

    ResponderExcluir
  4. Você está vivo no meu coração primo saudades eterna.

    ResponderExcluir