terça-feira, 31 de agosto de 2010

LUGAR ADMIRÁVEL- ESCOLA PADRE NICOLAU PIMENTEL


O sonho do padre Nicolau era de criar um colégio e dirigi-lo. Em Nazaré da Mata não encontrou o apoio que julgara necessário e mandou, então, o seu secretário, o professor Vilaça, a Limoeiro com o propósito de reconhecer o terreno, divulgar as idéias e medir reações. As primeiras impressões não foram muito boas, mas mesmo assim decidiu trabalhar em Limoeiro no desejo de modificar o estado sócio-cultural do município.
Começou uma luta ao lado do professor Vilaça que passou a ser vice-diretor,companheiro, capaz e leal. Recebeu apoio do Sr. Manoel Gomes Maranhão, prefeito naquela época, receptivo a empreendimentos novos.
Contando com a ajuda permanente do vice-diretor um corpo docente escolhido com felicidade, Pe. Nicolau removeu obstáculos e venceu a partir do momento que viu concretizado seu sonho: em 1934 foi fundado o Ginásio de Limoeiro, conhecido Ginásio do padre. Seu primeiro prédio foi onde funcionou o Grupo Escolar Municipal, atual Câmara dos Vereadores, a crescente demanda dez com que fossem anexados o Ponto Chuc e o sobrado vizinho, de propriedade do Sr. Arrudinha. Que passou a servir de dormitório, assim funcionando até ficarem prontas as instalações definitivas no atual prédio do Colégio Estadual.
Quanto à construção, alinhou-se ao Pe. Nicolau, Jerônimo Heráclio do Rêgo, Dr. Severino Pinheiro, Francisco Heráclio, Luís Andrade de Lima, Dr. Benjamim Pacheco, Dr. Severino Cavalcante e outros.
Em 1935 o diretor Pe. Nicolau voltou vitorioso do Ministério da Educação no Rio de Janeiro que na época era Capital Federal, com a oficialização do seu colégio, equiparando-o ao Colégio Pedro II da capital de São Sebastião do Rio de Janeiro.
Porém a Escola Estadual Pe. Nicolau Pimentel que funciona atualmente no prédio, foi oficialmente fundada em 22 de dezembro de 1961 pelo Decreto 668 do então governador Cid Feijó Sampaio, tendo sua inscrição no Cadastro Escolar E-356017- Limoeiro-PE. Pertence a GRE do Vale do Capibaribe com Ensino Fundamental, Ensino Médio e Tavessia e funciona nos três turnos.
Grupo: Cláudia, Estéfany, Gabriel Silva, Evaldo

6 comentários:

  1. No lugar dessa carniça era pa butar o GINÁSIO!

    ResponderExcluir
  2. Adoro essa ecola e quem não conhese devia saber como ela é antes de falr bobagens
    "saudades estadual um dia voutarei ai novamente "

    ResponderExcluir
  3. Tenho saudades daquele tempo, fui interno no ano de 1964 à 1968, quem era o supervisor era o saudoso Prof. Nazareno, fiz a segundo primário a admissão. Hélio Luna (Recife)

    ResponderExcluir
  4. Lembro-me de uns colegas que estudavam comigo, e moravam em Limoeiro, tais; Yêdo, Roberto,Kleber,Gildo, Aberlado, professora Regina, professor Nazareno, sensor Cristiano. Que saudades. Hélio Luna. Emai-l hélio.cisneiros@gmail.com.

    ResponderExcluir
  5. Saudades daqueles momentos tão simples, que até então, para mim não eram significativos na época. Eu estava somente vivendo aqueles momentos, e nunca notei que a vida passaria tão depressa.Hélio Luna ( aluno interno de Recife )

    ResponderExcluir