sábado, 13 de março de 2010

História de Limoeiro


A Lenda - O mistério da Santa
O território que atualmente é ocupado pela cidade compreendia uma Sesmaria onde existia um aldeamento de índios. Pelos anos de 1730 e 1740, o Padre Ponciano Coelho era o missionário responsável de catequizar os índios e a atual cidade não tinha outras habitações, além das destinadas aos índios do aldeamento. A quinze quilômetros a oeste da cidade, num lugar chamado Poço do Pau, havia um português chamado Alexandre de Moura, extremamente religioso e devoto de Nossa Senhora da Apresentação. O português mandou construir uma capela onde eram celebradas missas e realizadas festas em louvor à Santa. Isso atraía muitas pessoas de lugares distantes. Muitas delas resolviam morar na localidade, e dessa maneira o lugarejo ia crescendo.

O Padre Ponciano pretendia que ocorresse o contrário; que o crescimento se desse ao pé da serra, local do aldeamento. Ele fez desaparecer a imagem de Nossa Senhora da Apresentação da igreja de Poço do Pau para ser encontrada em um limoeiro, no local que hoje é a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação. A imagem foi trazida de volta para Poço do Pau. Assim foi feito várias vezes, colocando-se a imagem sob um pé de limão. O padre Pociano disse que isso era bem significativo. E que vissem naquilo uma revelação em querer que ali fosse erguida uma igreja, onde fosse colocada a imagem.

E assim todos ajudaram na construção da igreja. A notícia do milagre trouxe para região várias pessoas que passaram a ali residir. E assim fundou-se um povoado denominado – Limoeiro de Nossa Senhora, mais tarde, porém, o nome passou a ser apenas Limoeiro.

Versão Histórica

O território que atualmente é ocupado pela cidade compreendia uma Sesmaria onde existia um aldeamento de índios. Pelos anos de 1730 e 1740, o Padre Ponciano Coelho era o missionário encarregado da catequese desses índios.

Sabe-se que em 1711, antes, portanto, do Padre Ponciano Coelho, que é de 1730 / 1740, dirigiu o aldeamento os Padres Manuel dos Santos e João Duarte do Sacramento, ambos pertenciam à Congregação do Oratório ou da Madre de Deus. A história Eclesiástica de Pernambuco dá a eles a fundação do aldeamento.

O Padre Ponciano cujos trabalhos principais foram a reforma da igrejinha que, toda de palha, teve suas paredes de taipa coberta de telhas. Devoto de Nossa Senhora da Apresentação a tornou padroeira da Paróquia.

Pela Carta Régia de 16 de junho de 1786, Limoeiro tornou-se Distrito, 26 anos depois tornou-se Vila. Pela Lei Municipal nº 2, de 19 de dezembro de 1892, Limoeiro passou a ser cidade.

Só em 6 de abril de 1893 Limoeiro tornou-se município autônomo, data da sua Emancipação Política. Teve como primeiro prefeito o Coronel Antônio José Pestana, o primeiro juiz o Dr. Firmino Monteiro e o primeiro vigário o Pe. Bartolomeu Monteiro da Rocha.

Fonte: www.limoeiro.pe.gov.br

12 comentários:

  1. Parabéns a todos pelo projeto! Devemos valorizar as coisas do nosso município para que ele cresça cada vez mais.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns às porfessoras de Língua Portuguesa: guerreiras, arrojadas, mulheres comprometidas e amantes do que fazem: Fátima Prado, Grabriela, Gleiciane e Érika! Este projeto vai dar o que falar!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns por essa iniciativa para com a nossa cidade isso vai ajudar a valorizar as nossas origens, professores vocês estão de parabéns, eu adorei.

    ResponderExcluir
  4. oi sou um aluno do ginasio eu queria saber todas as maravilhas de limoeiro estou muito enteresado pelo progeto meu hotmail e:luizreinaldo1@hotmail.com (parabens para tudo mundo q fundou esse progeto principalmente Fatima prado minha professora 6c)digitado por:luis. Reinaldo

    ResponderExcluir
  5. Gabrielly disse.... Amei o projeto e alem do mais ser aluna de duas professoras excelentes Fátima Prado e Gleiciane Chaves sem deixar de esquecer a bela professora Gabriella!!!!!!!!!!!!!!
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Evandro diz... Que por ser primo de Gabrielly aluna da escola ginásio também conhece a professora Gleiciane e manda os parabéns pelo belo trabalho das professoras do ginásio de limoeiro em especial Gleiciane!!

    ResponderExcluir
  7. Acesse cidadedelimoeiro.blogspot.com e vote em qual conjunto arquitetonico da cidade atrai voce.
    Obrigado e o blog cidade de limoeiro e uma realização graças a professora Gabrila santos que nos deu uma ideia pra divulgar nossa cidade.
    Eu sou aluno do ginásio e segui o exemplo da professora criando um blog.

    ResponderExcluir
  8. victor manda os parabéns das professoras gabi gleiciane e Fátima prado e agradeçe a deus por ser aluno dessas mulheres excelentes bjs para todas as professoras da língua portuguesa e que singam o exemplo de três professoras excelentes abraços!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  9. Gostei das maravilhas de Limoeiro e parabéns a todos que fazem parte.

    ResponderExcluir
  10. Oi professora Gabriela,eu gostei muito.Mostrei a minha prima e ela adorou também e ela não votou ainda porque não pode...

    ResponderExcluir
  11. elyda gabrielle

    oi professora gabriella o blog esta censacional e tou torcendo pra que o cristo redentor fique entre os 7.
    pois nunca se tem uma cidade pequena e com um cristo redentor ,so em Rio de Janeiro mesmo
    por isso devemos valoriza-lo mais

    xau

    que o cristo redentor ganhe!
    Parabens as professora gleiciane,gabriella e fatima Prado

    ResponderExcluir