terça-feira, 31 de agosto de 2010

LUGAR ADMIRÁVEL- COLOMBO


O Colombo Sport Clube, foi um dos primeiros times de futebol que Limoeiro teve. O prédio, localizado ao lado da Praça da Bandeira, no centro da Cidade, foi construído em 12/10/1918 com a finalidade de ser campo de concentração e treinamento para o time.Um fato curioso que aconteceu com o time do Colombo, foi que, em um dos jogos, o Colombo estava jogando com um time que era apoiado pelo Cel. Chico Heráclio e durante a partida, o Colombo sofreu um pênalti e na hora que o jogador do Colombo ia chutar ao gol, o coronel ordenou que ele chutasse para fora! Resultado, o Colombo perdeu, mas ficou feliz porque, na verdade, a vitória havia sido dele. Hoje, o time de futebol Sport Clube não existe mais, no entanto, o prédio que possui uma área de festa bem espaçosa é utilizado para a realização de festas particulares: formaturas, casamentos, aniversários, eventos religiosos, etc. Mesmo no passado, muitas festas eram realizadas ali, e um dos projetos da atual direção da casa é resgatar os “bailes” tradicionais, que animavam a população da segunda metade do século XX. A quadra é usada para treino de alguns times dos bairros da cidade e para peladas com atletas amadores.O prédio não sofreu nenhuma reforma brusca, apenas reparações de rotina que são realizadas a fim de que esse local histórico não se deteriore com as adversidades do tempo.
Grupo: Geivson, Thallyson Eduardo, Lucas Gomes, Lucas Antônio e José Felipe

LUGAR ADMIRÁVEL- PRAÇA DA BANDEIRA


Limoeiro tem muitos pontos turísticos, um deles é a Praça da Bandeira e sua denominação surgiu a partir de projetos de vereadores em 07 de novembro de 1880.
É um lugar onde podemos ir para nos divertir.
Na época em que foi construída, o verde era permanente, mas atualmente ela não está da mesma forma que foi construída, a última reforma ocorreu no início dos anos 90 durante o governo do prefeito José Quirino.
Atualmente passa por um processo de reforma.

LUGAR ADMIRÁVEL- PRAINHA


A Prainha localiza-se em Ribeiro Grande, uma área privada pertencente ao senhor Benedito Severino de Moura, conhecido por Sr. Nilton Bodeiro.
Foi originada devido a construção da barragem situada na cidade de Lagoa do Carro, para armazenamento das águas do Rio Capibaribe protegendo a cidade de Recife que sofria com suas enchentes.
Antes de ser inundada, existia no local um açude que abastecia o povoado local. Agora suas águas abastecem Feira Nova e Lagoa de Itaenga, brevemente atenderá Lagoa de Itaenga e Limoeiro.
Aproximadamente nos anos oitenta, foi concluída a barragem que represou a água, formando paisagens maravilhosas e inesquecíveis.
A Prainha realmente parece uma praia, um local agradável , onde o som das águas encantam seus visitantes, pescadores tiram de suas águas o sustento: camarão, tilápia,piaba, traíra e outros.
O Bar da Prainha pertence ao Sr. Luiz Benedito de Moura (Téo), filho do proprietário, onde é servido tira-gostos variados. O ambiente é muito freqüentado nos domingos e feriados e funciona da 8h às 17h e a limpeza do ambiente é feita diariamente.
Lanchas, jet skis e canoas freqüentam essas águas. As pessoas, em trajes de banho, bronzeam-se curtindo o maravilhoso sol que brilha na cidade de Limoeiro.

LUGAR ADMIRÁVEL- CASA DO CORONEL CHICO HERÁCLIO


Grande representação da arquitetura da época, está localizada próxima às margens do Rio Capibaribe.
A estrutura física da casa permanece do mesmo jeito, paredes grossas, portas, corrimão e escada de madeira, portões pesados de ferro. A maioria dos móveis também são da época do Coronel, cadeiras, cristaleiras, mesas imóveis. No escritório ainda está o cofre e o relógio de uso pessoal dele. Espalhadas pela casa fotografias da família enfeitam as paredes e mobiliário, as molduras de alguns quadros são também muito antigas.
Conserva a mobília da época dos primeiros donos, na garagem da Casa Grande podemos encontrar um exemplar do automóvel pertencente ao Coronel Chico Heráclio.
Grupo: Raquel, Shirley, Thiago, Wellington,Wéllida, Rogério.
Grupo: Aline, Anyelle, Jean e Roberta

LUGAR ADMIRÁVEL- ENGENHO PASSASSUNGA


Em Passassunga havia dois engenhos de açúcar bastante grandes. Seus proprietários eram Dr. Nélson e José, que já são falecidos.
Há muito tempo que os engenhos não funcionam mais, mas ainda restam o terreno e as paredes da Casa Grande construída pelo arquiteto Geraldo Gomes.
No engenho havia uma capelinha, uma escola nas terras dos donos dos engenhos, não havia energia elétrica, nem cemitério. As pessoas falecidas eram levadas nos Mendes, povoado vizinho ou em Bom Jardim.
Passassunga faz divisa com Limoeiro e Bom jardim. Atualmente, tem energia elétrica, duas igrejas, mais escolas e tornou-se um povoado.
Grupo: Saulo Rodrigo

LUGAR ADMIRÁVEL- CÂMARA MUNICIPAL DE LIMOEIRO


Pela provisão de 15 de fevereiro e Alvará de 25 de julho de 1811, foi criada a Câmara, ficando separada da comarca do Recife a que pertencia, sendo ereta em 23 de maio de 1812 pelo desembargador da Casa de Suplicação do Brasil, ouvidor-geral da comarca de Olinda, Clemente Ferreira França.
Restaurada e inaugurada no dia 11 de novembro de 1982, sendo presidente Áurea Maria Souto Maior de Almeida Bione e o prefeito Adauto Heráclio Duarte.
De 1995 a 1996 houve uma segunda reforma, na época tinha como presidente Ednaldo José de Lucena Arruda e prefeito José Artur Teobaldo Cavalcante.
Em 2002 houve uma terceira reforma e ampliação, sendo o presidente José Higino Correia de Oliveira Neto e o prefeito da cidade Luís Heráclio do Rego Sobrinho.
Foi mantida uma parte da estrutura externa do prédio intacta, que data de 1918.
Grupo: Vivian Carolayne

LUGAR ADMIRÁVEL- CRISTO REDENTOR


No governo de Luíz Heráclio foi construída uma bela estátua aqui em Limoeiro, mais precisamente na Praça da Bandeira, estátua esta que lembra muito a do Rio de Janeiro, o famoso Cristo Redentor.
Mas houve um problema ao ser colocada no morro, a altura de 1000 metros, mas a estátua caiu e tiveram a idéia de construir novamente O Cristo, porém lá mesmo no morro e que passou a ser um dos cartões postais da nossa cidade.
O acesso ao Cristo Redentor é de 670 degraus, uma vez lá em cima nos deparamos com uma paisagem linda que dá para ver Limoeiro e cidades vizinhas
Grupo: Pâmela, Patrícia, Natália

LUGAR ADMIRÁVEL-PEDRA DO CRISTO SALVADOR


Antigamente conhecida como Pedra do Urubu, teve seu nome modificado para Pedra do Cristo Salvador onde são realizadas Vias-Sacras durante a Páscoa.
Conta a lenda que há muito tempo atrás existia uma enorme floresta, linda por natureza e sombria por esperteza; onde lá tudo tinha e de nada se sabia, um rio formoso e as belas aves que no céu bailavam e uma beleza inexplicável não se sabia porquê.
De toda essa beleza que existia, uma era ainda mais bela entre elas, pois era como magia e sonho. Era a linda Inês, uma camponesa filha de um caçador que tinha morrido e adeixado sozinha. Inês morava no alto da colina na proa da serra em uma cabana onde tinha uma chaminé por onde saía uma fumacinha. A linda Inês, alva como as nuvens, formosa como as sereias, de cabelos longos, cacheados e dourados como os raios dos sol em sua face e seus lábios carnudos, vermelhos como a rosa que se perdia na cor dos seus lindos olhos azuis como o céu, e lá ela estava sempre a cantar:
Sou eu, sou eu, meu Senhor
Sou eu a filha do caçador
Até que um dia um príncipe que morava em uma outra parte da grande floresta e que lançava por diversão escutou o canto daquela linda camponesa que lavava suas roupas na ribanceira do rio ( Rio Capibaribe) e se aproximou e logo se apaixonou desesperadamente pela pequena camponesa Inês e dela se aproximou e perguntou o nome e tomando suas mãos uma grande admiração revelou. Ambos se apaixonaram.
Só que ele não revelou que era um príncipe, pois gostaria de fazer isso de outra maneira e perguntou a ela como fazer para encontrá-la , e ela apontando para o alto da colina mostrou sua cabana. Eles se despediram e ele prometeu voltar para buscá-la e ela disse que o esperaria.
Ele partiu mas deixou com ela um punhal de ouro para que ela se defendesse do mal e das feras que existiam na floresta.
E o tempo passou, dias e mais dias, noites e mais noites e nada do jovem príncipe voltar. No rosto da linda Inês não existia felicidade, mas ela não perdeu a esperança. Mas não era culpa do jovem príncipe Tineu, pois sua busca era grande. Só que existia por trás de tudo os feitiços da terrível Malvina, uma bruxa muito feia que odiava a linda Inês pó ela ser bonita e jovem e de ter a sorte de casar-se com um jovem príncipe, então ela fazia com que o jovem Tineu se perdesse na grande floresta e não achasse o caminho certo. A terrível bruxa tinha adoração pelo mal e amava as aves de rapina, os urubus.
Certo dia, Inês começou a cantar alto e forte:
Sou eu, sou eu, meu Senhor
Sou eu, sou eu, meu amor
Sou eu a filha do caçador
A quem prometeu voltar e não voltou
O príncipe Tineu escutou de longe sua bela Inês cantar e correu na busca de encontrá-la. A malvada bruxa ao ver que o príncipe se aproximava da bela Inês. Invocou seus poderes malignos e lançou um grande feitiço sob a bela Inês . Fez com que ela e sua cabana transformar-se em uma grande pedra, pois assim o príncipe jamais encontraria a cabana e Inês. E conseguiu, transformou a cabana e a jovem e a caban coma a jovem Inês em uma pedra no alto da colina. E a confinou com uma grande quantidade de urubus para que não restasse nenhuma esperança para o jovem príncipe Tineu.
Mesmo assim não conseguiu ser feliz e transformou o lindo reino do príncipe em uma serra de terra bem alta que de lá se via a pedra e da pedra se via a serra.
Justamente onde hoje existe a Pedra do Urubu (Pedra do Cristo Salvador) e a Serra da Passira.
Ambos, o príncipe e a jovem Inês foram confinados a maldição da bruxa e vivem separados até que um dia o encanto seja quebrado.
Ass: Adriana Cunha Araújo
Grupo: Gerliane, João Henrique, José Rodrigo, José Carlos, Karolayne

LUGAR ADMIRÁVEL- IGREJA MATRIZ DE SÃO SEBASTIÃO


Situada num bairro afastado do centro da cidade, a antiga capela de São Sebastião foi construída, em 1934, para atender aos fies católicos daquela localidade. Teve como primeiro pároco o Padre Fernando Passos.
Em 1999, sofreu uma grande reforma, mas somente de 2007 para 2008 é que ela foi totalmente reconstruída. Sua arquitetura mudou completamente. O primeiro pároco da nova igreja de São Sebastião é Pe. Luiz Jorge de Carvalho e quem foi o primeiro vigário foi Pe. Luiz Cecchin (falecido em 26/03/2010), homem de grandes feitos benéficos para a cidade.
Devido esforços do Pe. Luiz Cecchin, a antiga capelinha do Alto, tornou-se Igreja Matriz de São Sebastião a partir de25 de outubro de 2008. Diferente das demais igrejas da cidade, a Matriz de São Sebastião apresenta um design mais moderno elaborado pela arquiteta Fabíola Pimentel.
Na igreja, a comunidade participa, além das missas, de grupos jovens e procissões. No mês de janeiro, a paróquia está em festa, pois acontece a festa mais tradicional da cidade em homenagem e devoção a São Sebastião. Algumas pessoas até pensam que é São Sebastião o padroeiro da cidade, mas na verdade é Nossa Senhora da Apresentação.
A festa de São Sebastião acontece sempre no mês de Janeiro e tem duração de 10 noites. Os moradores e visitantes ficam encantados com a Feira de artesanato, show de calouros, parque de diversão, bandas musicais e teatrais, procissões e etc.
Na frente da igreja podemos ler a mensagem : Pela Glória de Deus Pai, Filho e Espírito Santo.
Grupo: João Paulo, Glenda , Geanderson, Hellen, Gabriel Henrique (5 ªC)
Milena, Paula , Rayane, Kátia, Mª Elizabete (6ª C)

LUGAR ADMIRÁVEL- PREFEITURA MUNICIPAL DE LIMOEIRO


O Prédio da Prefeitura Municipal de Limoeiro foi construído no período de 02/05/1920 a 15/11/1922, localiza-se ao lado da Praça Comendador Pestana que é mais conhecida como Pátio da feira. Nessa praça acontece a feira livre da cidade.
Neste prédio da prefeitura existia a cadeia municipal,para a construção da prefeitura foi necessário demolir a cadeia.
A construção da prefeitura iniciou-se com primeiro prefeito, o comendador Antônio José Pestana, homem sábio e influente. Segundo o relato de pessoas mais velhas, ele deu prioridade à educação, investiu no quadro de professores, calçou toda a Rua da Matriz e colocou lampiões de querosene nas ruas. Também iniciou a construção do mercado público e do açougue público antes de deixar a prefeitura.
Desde a sua edificação, o prédio da prefeitura , por fora permanece com a mesma estrutura, mas a parte interiorana já passou por três reformas, a mais recente na gestão de Ricardo Teobaldo.
A sede da Prefeitura Municipal de Limoeiro denomina-se Palácio Francisco Heráclio do Rêgo
Foi inaugurada com a presença do governador Emídio Dantas Barreto.
O prefeito que inaugurou foi o Professor Pedro de Lemos.
É na prefeitura de Limoeiro que se planeja e executa várias atividades como financeiras, onde ocorrem várias decisões tomadas pelo prefeito e onde o prefeito se encontra com outras autoridades para discutir o que se diz respeito ao município.
Após a conclusão da reforma realizada pelo atual governo Ricardo Teobaldo, o palácio do governo tem agora condições viáveis de trabalho e atendimento a população local e intinerante
Grupo: Edna Karla, Emanuelle, Clara, Carolayne, Hanah. (5ªA)
Grupo: Ana Gláucia, Kátia e Vitória Fernanda

LUGAR ADMIRÁVEL- IGREJA MATRIZ DE NOSSA SENHORA DA APRESENTAÇÃO


De acordo com a velha lenda, Limoeiro foi uma ldeia de índios tupis numa região com muito pés de limão, o que justifica o nome da cidade.
A história da fundaçãode Limoeiro e a origem do seu nome foi graças a um padre com o n ome de Ponciano Coelho que teria chegado na região para catequizar os índios. Conta-se que um dia chegou a morar perto de Limoeiro em Poço do Pau um português de nome Alexandre Moura, trazendo consigo a imagem de Nossa Senhora da Apresentação, imagem essa que atraia os índios.
Alexandre Moura construiu perto de sua residência uma igrejinha e colocou a imagem da dita Santa, celebrando missas o padre Ponciano Coelho, organizando festas, sendo isso atração para as famílias que começaram a morar na localidade, ficando mais perto do movimento religioso.
Presume-se que o padre Ponciano Coelho fizera desaparecer a imagem de Nossa Senhora da Apresentação da capela de Poço do Pau para Limoeiro, aldeia indígena onde hoje se ergue a torre da igreja Matriz, marco da fundação do povoado chamado Limoeiro de Nossa Senhora da Apresentação.
Grupo: Alisson das Neves, Aline Thailane, Amanda Karolayne, Ana Luiza, Anny Isabelly, Anny Karoline, Bárbara Vitória.

LUGAR ADMIRÁVEL- COLÉGIO REGINA COELI


Durante três anos (1936-1939) beneditinas deTutzing estiveram em Limoeiro atuando em uma escola primária com pouquíssimas alunas, o colégio Regina Coeli.
Chegando ao colégio em 10 de abril de 1939, Madre Reginfrilda Nerz assumiu os trabalhos recebendo assim, quatro irmãs emprestadas de Triunfo. Em 17 de julho houve a chegada permanente de sete irmãs da Alemanha e duas de Timbaúba. Nesta época, a aflição material e espiritual foram demasiadas, contudo em 04 de outubro de 1939, o colégio foi reconhecido através do auxílio de Dom Bonifácio Jansen e a Providência solicitou Pe. Otávio Aguiar, que foi pontífice entre o povo e as irmãs.
Após a trajetória de cinco anos de curso normal rural, as casas foram registradas como sociedade Franciscana Maristella do Brasil, fato este que estimulou o Pe. Otávio a transferir o colégio da rua da Matriz para a Av. Severino Pinheiro, 60. No terreno havia uma fábrica de algodão desativada. Dom Bonifácio ajudou a legalizar a compra. Em 1946 inicioup- se o curso ginasial e em 1951, o curso pedagógico.
Nos anos de 1952 e de 1956 realizaram-se várias construções de salas de aula, mas só em 1963 com a ajuda considerável da República Federal da Alemanha e da Instituição Misereor foi possível agilizar uma moradia simples e agradável às irmãs. Com a inauguração da capela encerrou-se o período de grandes construções. Todo o Regina Coeli foi idealizado e construído pelo engenheiro alemão Alberto Reithler.
Grupo: Mirelly, Maria Eduarda, Maria Leslye, Maria Rafelle, Maria Gabrielle, Milla

LUGAR ADMIRÁVEL- RECONCILIAÇÃO


Está situada em Duas Pedras à 3 km de distância da cidade de Limoeiro. Instituição privada, local utilizado pelos movimentos religiosos da igreja católica para momento de retiro espiritual, crescimento pessoal. Ponto turístico e religioso do nosso município.
Foi fundada em 02 de fevereiro de 1998. Em 2008, quando completou dez anos, foi realizada uma missa em ação de graças

No mês de setembro ocorre a caminhada de Exaltação à Santa Cruz, saindo do São Francisco em direção ao espaço de retiro.
Os visitantes contribuem com donativos.
O coordenador de Reconciliação é o irmão Pedro Ramos.
Empresário: José Ramos
Hospedagem: para visitantes
Lot. Duas Pedras, Limoeiro- PE
Grupo: Carolayne Maria, Alisson Pedro (5ªB)
Mª Rita, Jonas, João Antônio,Érik,Tarcísio, Eduardo de Melo

LUGAR ADMIRÁVEL- MATA DO SIRIJI


A Mata do Siriji é uma floresta ombrófila, densa e serrana. Abrange aproximadamente 600 ha, sendo subdividida em três Matas denominadas pela população local de: Caidor, Pimenta e do Brejinho. Está situada dentro do município de São Vicente Férrer, apesar de pertencer legalmente ao município Limoeiro, Zona da Mata Norte no estado de Pernambuco, a cerca de 110 km da cidade do Recife, com coordenadas geográficas aproximadas de 35º30’00” W, 07º35’00” S. A sua formação vegetacional apresenta uma elevada área basal e variação quanto ao porte, provavelmente em função do tipo e profundidade do solo, bem como de condições climáticas, propiciando a presença de cinco estratos: três arbóreos, um arbustivo e um
Do ponto de vista hidrológico, constitui-se uma importante reserva Florestal contendo cerca de trinta e duas nascentes, destacando-se aquelas que contribuem para a formação das bacias dos Rios Siriji e Capibaribe - Mirim (CPRH, 1994). O clima enquadra-se como quente e úmido, com períodos de seca entre setembro e fevereiro e de chuvas entre março e agosto (CPRH, 1994), ocorrendo também à chamada “precipitação oculta”, resultado da intensa condensação que ocorre à noite, principalmente nos meses mais frios, quando a temperatura fica em torno de 18º C; A temperatura média anual do ar varia entre 24º e 25º C.
A geomorfologia da área apresenta-se bastante dissecada, em forma de colinas intercaladas por vales encaixados (CPRH), 1994), com níveis altimétricos variando de 650 a 750 m. Nas encostas, encontram-se afloramentos rochosos formando extensos paredões de rochas do Embasamento Cristalino Pré-cambriano, inscrita dentro do complexo Gaissico-magmático que tem como litótipos predominantes granitos (CPRH, 1994), com uma cobertura vegetal mais ][
baixa e com características distintas ao longo das mesmas e, também grandes blocos sob a densa formação vegetal.
Grupo: Karoliny, Larissa, Luana Santos, Luana Cardoso

LUGAR ADMIRÁVEL- USINA DE ALGODÃO- IRODUSA


Em 1774 iniciou- se o plantio de algodão em Limoeiro.
A primeira fábrica foi a Fábrica de Óleo Vegetal Santo Teresinha, uma iniciativa de Octaviano Heráclio Duarte, sendo considerado o pioneiro da industrialização da nossa cidade.
Nascido na cidade de Bom Jardim, Octaviano cursou até a 3ª série do Ensino Fundamental. Até os 19 anos, percorreu um grande percurso. Do roçado em Poço Grande , pertencente a vó, D. Teresinha, com quem foi criado desde os três anos de idade, comprou uma usina de beneficiamento em Alagoas. Em 1935, aos 20 anos, vendeu tudo que tinha para casar com Dona Inácia, sob a oposição dos sogros. Em 1936 voltou ao trabalho na roça e comprou outra bodega, mas em 1939 a seca o fez perder tudo.
Destruiu temporariamente a lavoura para montar uma carvoaria e uma garagem de aluguel de bicicletas em Limoeiro, mas voltou novamente a ela após dois anos, quando o algodão começava a dar os primeiros bons lucros. De 1941 a 1945 conseguiu instalar, com o dinheiro das plantações, meia dúzia de máquinas de descaroçamento de algodão passando já para a fase de industrialização.
A primeira fábrica existente em Limoeiro, fundada por Octaviano foi a Fábrica de Óleo Vegetal Santa Teresinha e, posteriormente, foi criada a fábrica de produção a partir do óleo já utilizado não agredindo o meio ambiente.
Antes da fundação dessa fábrica já havia a moderna e eficiente usina de descaroçamento de algodão – IRODUSA.
Octaviano tinha como objetivo criar uma empresa que pudesse ajudá-lo a enriquecer e a dar trabalho á gente pobre que habitava a encosta do Redentor.
Grupo: Luana Caroline, Marvison, Mª Gabrielle

LUGAR ADMIRÁVEL- ESCOLA PADRE NICOLAU PIMENTEL


O sonho do padre Nicolau era de criar um colégio e dirigi-lo. Em Nazaré da Mata não encontrou o apoio que julgara necessário e mandou, então, o seu secretário, o professor Vilaça, a Limoeiro com o propósito de reconhecer o terreno, divulgar as idéias e medir reações. As primeiras impressões não foram muito boas, mas mesmo assim decidiu trabalhar em Limoeiro no desejo de modificar o estado sócio-cultural do município.
Começou uma luta ao lado do professor Vilaça que passou a ser vice-diretor,companheiro, capaz e leal. Recebeu apoio do Sr. Manoel Gomes Maranhão, prefeito naquela época, receptivo a empreendimentos novos.
Contando com a ajuda permanente do vice-diretor um corpo docente escolhido com felicidade, Pe. Nicolau removeu obstáculos e venceu a partir do momento que viu concretizado seu sonho: em 1934 foi fundado o Ginásio de Limoeiro, conhecido Ginásio do padre. Seu primeiro prédio foi onde funcionou o Grupo Escolar Municipal, atual Câmara dos Vereadores, a crescente demanda dez com que fossem anexados o Ponto Chuc e o sobrado vizinho, de propriedade do Sr. Arrudinha. Que passou a servir de dormitório, assim funcionando até ficarem prontas as instalações definitivas no atual prédio do Colégio Estadual.
Quanto à construção, alinhou-se ao Pe. Nicolau, Jerônimo Heráclio do Rêgo, Dr. Severino Pinheiro, Francisco Heráclio, Luís Andrade de Lima, Dr. Benjamim Pacheco, Dr. Severino Cavalcante e outros.
Em 1935 o diretor Pe. Nicolau voltou vitorioso do Ministério da Educação no Rio de Janeiro que na época era Capital Federal, com a oficialização do seu colégio, equiparando-o ao Colégio Pedro II da capital de São Sebastião do Rio de Janeiro.
Porém a Escola Estadual Pe. Nicolau Pimentel que funciona atualmente no prédio, foi oficialmente fundada em 22 de dezembro de 1961 pelo Decreto 668 do então governador Cid Feijó Sampaio, tendo sua inscrição no Cadastro Escolar E-356017- Limoeiro-PE. Pertence a GRE do Vale do Capibaribe com Ensino Fundamental, Ensino Médio e Tavessia e funciona nos três turnos.
Grupo: Cláudia, Estéfany, Gabriel Silva, Evaldo

LUGAR ADMIRÁVEL-PARQUE DE EXPOSIÇÃO


O Parque de Exposição é uma sociedade de criadores limoeirenses que existe há 40 anos, onde são realizadas exposições há 32 anos. Possui o nome do seu fundador Dr. Emídio Cavalcante.
Durante as exposições podemos observar animais de pequeno e grande porte, expostos em baias e cocheiras. Esses animais são avaliados na pista de julgamento.
Algumas de suas dependências são o escritório e a sala de reuniões.
A presidência muda de dois em dois anos.

Grupo- 5ª C
Júlia Paloma, Juliana Caroline, Kerollyne Felix,Larissa Adriana, Letícia Hevilin, Layla Paloma

LUGAR ADMIRÁVEL- IGREJA DE RIBEIRO DO MEL


Ribeiro do Mel fica na zona rural de Limoeiro, mas já conta com um grande número de habitantes, pessoas de todas as raças e cores que, geração após geração, trabalham no campo e cuidam dos animais desde a época dos coronéis.
Em torno da Igreja de Ribeiro do Mel existe uma história muito bonita, pois a construção dessa igreja se deu graças ao apoio da população que uniu forças e a construiu com as próprias mãos. Como a construção dessa igreja se deu no mês de Julho, mês de Santa Ana, ela passou a ser a Igreja de Santana. Não é uma Igreja com uma estrutura física admirável, no entanto, retrata a força e união do povo daquela comunidade. Não sofreu reformas e o povo zela para que ela não seja depredada.
Todos os anos realiza-se no dia 25 de julho a festa de Sant´Ana, onde Ribeiro do Mel reverencia a sua padroeira no evento tradicional de quase um século de existência.
Sempre no mês de Julho, há festejos religiosos em homenagem e devoção a Sant´Ana. A mocidade se arruma para a festa, que conta com muita música e dança, enquanto que o pessoal mais velho dedica-se na organização da procissão. Já é uma festa tradicional e até o povo da cidade prestigia essa comemoração.
A igreja construída há 95 anos ,tem missas aos sábados.
Grupo- 5ª B, Élyda Gabrielle, Émilly Araújo, Edson Felipe
Grupo: Douglas e Tállison Cristian

LUGAR ADMIRÁVEL-IGREJA SANTO ANTÔNIO


A Igreja Santo Antônio foi fundada em 1922, porém o santo da igreja foi esculpido em 1900.
Algumas reformas foram realizada na igreja, a cozinha foi construída em maio desse ano, e em 2008 foram colocados ventiladores, além disso o som que antiga não era de tanta qualidade, hoje é de boa potência com entrada para instrumentos.
A Pia União de Santo Antônio é composta por 60 zeladores vivos e aproximadamente 30 falecidos.
A coordenação é composta pela presidente Neide Ramos, vice presidente Creuza, secretárias Amanda e Aldinete, tesoureiras Marluce e Ivonete.
O pároco da Igreja Santo Antônio é o padre José Nivaldo da Silva.
A igreja desenvolve uma ação social intitulada Sopão, que ocorre todas as quartas-feiras, exceto em datas festivas.
As missas são realizadas todas as terças-feiras.
Grupo- 5ª C:
Raíssa, Renata, Vayner

LUGAR ADMIRÁVEL- FAZENDA ESPINHO PRETO


O Rio Capibaribe passa pela Fazenda Espinho Preto. Na fazenda há uma passagem molhada que em época de chuvas fortes não resiste e cai.
A árvore mais antiga dessa fazenda tem mais de oitenta anos e talvez exista desde a época dos escravos, chama-se baobá. Os escravos faziam buracos nos troncos e nos galhos dessa árvore para juntar água das chuvas.
Ao visitarmos a fazenda podemos observar o belíssimo casarão onde morou Dona Geninha que passou para o Senhor Otaviano. O atual dono é o senhor Roberto Dutra Duarte Filho.
O boi que podemos ver é um boi da espécie nelore que algumas vezes participou de exposições no Parque de Exposição da nossa cidade. Além de bois há cavalos,galinhas, bezerros e outros animais na fazenda.
Na própria fazenda há uma oficina para consertar tratores e caminhões e evitar imprevistos.
A escola que funcionava na fazenda chamava-se Grupo Escolar Inácia Dutra Duarte, atualmente não funciona mais.
Grupo- 5ª C:Ana Andrielly, Adriane Priscila, Arthur, Carlos Eduardo

domingo, 29 de agosto de 2010

PESSOA INESQUECÍVEL-VIRGÍNIA AQUINO HERÁCLIO DO REGO


Virgínia Aquino Heráclio do Rego mais conhecida como Virgininha, nasceu em Recife no dia 30/12/1955 e atualmente mora em Limoeiro.
Filha de Nelson de Albuquerque e Virgínia Heráclio de Aquino, é casada com seu primo de terceiro grau Francisco Heráclio do Rego Neto. Tem três filhos: José de Morais Heráclio, Maria Heráclio, Maria Heráclio do Rego e Francisco Heráclio do Rego.
Estudou no Regina Coeli o Pedagógico (Normal Médio), no Colégio Padre Adauto,na escola Santa Cruz (Carpina), na FACAL (Faculdade da Administração de Limoeiro), na FFPNM (Faculdade de Formação de Professores de Nazaré da Mata).
No período entre 1997 e 2006, esteve como secretária de educação.
Em 2006 foi eleita vice-prefeita em seu primeiro mandato, sendo a primeira mulher a assumir esse cargo no município. Foi uma época de muita aprendizagem e responsabilidade e também de valorização do sexo feminino em poder participar do processo administrativo do nosso povo.
Foi reeleita em 2008 para o mesmo cargo de vice-prefeita.
Além disso, foi professora concursada da FACAL, onde estudou, e professora da rede pública por 30 anos.
É conhecida devido ao seu carisma com os mais humildes.

PESSOA INESQUECÍVEL- ROSEJARA RAMOS DE OLIVEIRA


Conhecida por Rose ou Jara, nascida aos 11 de janeiro de 1965, na cidade de Limoeiro, filha de Paulo Ramos de Oliveira e Irene Ramos de Oliveira, solteira, estudou na escola Regina Coeli, na Universidade de Pernambuco fez Filosofia, Pedagogia e Direito na Universo
Lecionou na Escola Regina Coeli aos 16 anos, sendo convidada para coordenar o ensino religioso. Foi organizadora do primeiro grupo de teatro de Limoeiro (Teatro Escola dentro do Regina Coeli) encenando várias peças como Bruxinha Boa, Paixão de Cristo, São Francisco, etc. Neles Irandhir Santos, José Barbosa e Luís Neto tiveram seus talentos revelados
Foi criadora do projeto Semana dos Talentos, instituiu o primeiro grêmio estudantil, ocasionou a obra da primeira quadra coberta, tudo isso enquanto dirigia a escola Professora Jandira. Foi presidente do COMONG, colaborando com a criação do Conselho Tutelar e da Criança. Implantou o Ensino Médio no Ginásio de Limoeiro, lutou para a construção do prédio do Ginásio de Limoeiro, assinou a dotação orçamentária para a conclusão das obras enquanto esteve à frente da Superintendência de Planejamento da Secretaria de Educação de Pernambuco.
Foi professora e coordenadora da escola Cônego Fernando Passos.
Atualmente é sócia-proprietária do Colégio Pentágono exercendo cargo de diretora pedagógica e presta consultoria na Secretaria de Educação de Vitória de Santo Antão e é coordenadora pedagógica da Escola de Referência na GRE Mata-Norte.
Grupo: Raldney, Hugo Amâncio, Marvison, Anderson, Larissa Suzana, Élida e Rafael Carvalho.

PESSOA INESQUECÍVEL- KÁTIA MARIA DE ANDRADE ARAÚJO


Kátia Maria de Andrade Araújo nasceu em Recife-PE, no dia 27/07/1977.
Filha de Antônio Rodrigues de Araújo e Sônia Maria de Andrade Araújo. Possui dois irmãos: Sandra Regina de Andrade Araújo e Alexsandro de Andrade Araújo.
Fez o primário na Escola Regina Coeli. Na oitava série, estudou no Ginásio de Limoeiro e concluiu o segundo grau, no CERU. Cursou o nível superior na FACAL. Ainda cursou até o segundo período na Faculdade de Vitória FAINTVISA, curso de Psicologia.
Sempre foi uma menina muito sapeca, esperta.Gostava sempre de participar de eventos nas escolas e fazia amizades muito rápido.
Inspirou-se no pai, que foi a base na sua carreira musical.

PESSOA INESQUECÍVEL-MARIA DE FÁTIMA OLIVEIRA


Em 1955, nasceu na cidade de Cumaru, Maria de Fátima Oliveira, filha de Alcides José de Oliveira e de Antônia Francisca de Oliveira.
No ano de 1962 veio residir na cidade de Limoeiro, junto com seus irmãos. Em 1964 cursou o primário na Escola Morais e Silva, no ano de 1967 iniciou seu curso ginasial no Colégio Regina Coeli, de 1972 a 1974 cursou o Pedagógico na mesma escola, no mesmo ano iniciou seu primeiro trabalho no Armazém Continental. Em 1973 aconteceu seu primeiro casamento que durou até o ano de 1978.
No ano de 1974, começou a lecionar na Escola Dr. Sérgio Magalhães, passando a ser funcionária da Prefeitura Municipal de Limoeiro, na gestão do prefeito Arthur Correia de Oliveira, quando nasceu seu primeiro filho.
No ano de 1977 iniciou sua carreira universitária na FACAL- Faculdade de Ciências da Administração de Limoeiro.
Em 1978 passou a ser diretora do Grupo Escolar Octaviano Basílio, pertencente à prefeitura, na gestão de Adauto Heráclio Duarte.
No ano de 1982 nasceu seu segundo filho e neste mesmo ano concluiu seu curso superior tornando-se bacharela em Administração de Empresas.
Em 1983 sofreu um acidente automobilístico tornando-se paraplégica . A partir daí começou um renascer para ela, sua reabilitação ocorreu no setor de fisioterapia/terapia ocupacional do Hospital das Clínicas do Recife.
Em 1988 retornou à cidade de Limoeiro e foi rapidamente convidada para participar do Comitê de Educação Especial, convite feito pela diretora da GRE na época , Arlete Peres de Souza. Lá chegando, viu o grande número de portadores de deficiência, sentiu de início a discriminação e o preconceito a que eles se submetem, com isto procurou uma solução.
No ano de1991, coma finalidade de proporcionar melhores condições de vida para o portador de deficiência, juntamente com alguns professores de educação Especial fundou a APDL- Associação dos Portadores de Deficiência de Limoeiro.
Hoje continua como funcionária na Secretaria de Educação do estado de Pernambuco lotada no Centro de Reabilitação e Educação Especial do Limoeiro.
No ano de 1996 ingressou na carreira política, foi candidata a vereadora, tendo como objetivo trabalhar em prol dos portadores de deficiência e familiares carentes, com a finalidade de abrir novos horizontes para o povo da cidade.

PESSOA INESQUECÍVEL- FÁBIO ANDRÉ DE ANDRADE SILVA


É encenador, produtor cultural, professor de Filosofia e Arte, gestor do Centro de Criação Galpão das Artes e responsável juridicamente pela produtora Consultoria de Ações Culturais Ltda.
Nascido em 14 de março de 1969 na cidade de Limoeiro, filho de João Paulo da Silva e Gilzeneide de Andrade Silva, solteiro, fez o curso de Ensino Médio, curso superior de Pedagogia , curso básico em formação do autor na Fundação Joaquim Nabuco, curso de Filosofia, Arte e Cultura no Museu do Estado.
Tem experiência na área audiovisual com o filme “O Sumiço da Santa”, “Segredos de Confissão”, participou do documentário “O coco de Zé de Teté” e na área de produção teatral produziu “O macaco malandro”, “Deus danado”, “No humor como na guerra”, “A revolta”, “O amor do bumba Coração de Prata pela burrinha Florisbela” e produtor da contação de história “Mané Gostoso”.
Na área de gestão pública foi Diretor de Cultura, na Secretaria de Educação, Cultura e Esporte, na prefeitura de Limoeiro.
Na área de cultura popular é responsável pela pesquisa do folguedo O morto carregando o vivo e do brinquedo Mané Gostoso.

PESSOA INESQUECÍVEL- JOSÉ RODRIGUES DA SILVA/ ZÉ DE TETÉ


José Rodrigues da Silva, nascido no dia 20 de julho de 1944, conhecido artisticamente como Zé de Teté é barbeiro e cantador de coco nas horas vagas.
Casado com Severina Josefa de Lima tem 8 filhos: Edilene, Edivânea, Edjane, Edileide, Edivaldo, Eudes, Eronildo e Elson.
Reside em Limoeiro e começou seus estudos na Escola Morais e Silva, mas não chegou a concluir o Ensino Médio.
Desde criança, Zé de Teté, era admirador do coco de roda e participava sempre dos festejos tocando pandeiro. Em 1970 começou a cantar, a partir de então, passou a difundir o seu trabalho nas festas da cidade e posteriormente foi convidado para participar de eventos em outras cidades.
Ao todo já gravou 8 CD’s e um DVD. Esse DVD foi aprovado pela Fundarpe dentre mais de 130 outros projetos ficando entre os 30 primeiros colocados.
Seu CD mais recente (volume 8) tem como título “ Zé de Teté 40 anos de coco”. No entanto o CD mais vendido foi lançado em 2003 como o sucesso “ Cabaré de Mãe Lola”.
É um dos coquistas mais conhecidos de Pernambuco, e já participou de vários campeonatos nordestinos, sempre levando consigo o nome de Limoeiro. Uma das suas melhores lembranças foi quando dividiu o palco, em Aracaju, com a banda Fuloresta do Samba do músico Siba Velozo.

Grupo: Tallesa, Sara, Nathália e Jussara
.

PESSOA INESQUECÍVEL-MARIA DO CARMO DA COSTA PEREIRA


Maria do Carmo da Costa Pereira conhecida como Carminha Costa, nasceu no dia 29/11/1924. Tem 85 anos, é solteira, é filha de Luiz Carlos da Costa Pereira e Adélia Coutinho da Costa Pereira. Estudou dois anos no Ginásio de Limoeiro de Padre Nicolau Pimentel. Saiu de lá para fazer o curso Normal Médio no Colégio Regina Coeli onde se formou e ficou como professora desse estabelecimento de ensino. Como nessa época não havia faculdade, fez um curso de aperfeiçoamento de português em Recife com o professor José Lourenço.
Depois de 9 anos de ensino adoeceu gravemente e precisou deixar o colégio. Voltou a ensinar pela prefeitura, no colégio Regina Coeli. Também preparou, a pedido do prefeito, cinco secretárias. Fez reciclagem com o professorado da cidade e depois com os professores do interior. Abriu uma escolinha particular para reforço dos alunos do Regina Coeli, terceiro milênio e até mesmo alunas de outra cidade. Preparou muitos jovens para o vestibular e para concursos, centenas deles passaram por ela e hoje estão formados.
Hoje a senhora Carminha Costa é professora aposentada e costuma dizer “ sou limoeirense e me orgulho disso, amo minha cidade e aqui espero morrer”.

Grupo: Milena Raíssa, Bruna, laudjane e Isabelly

PESSOA INESQUECÍVEL- LAURIVAM BARROS DE OLIVEIRA


Laurivam Barros de Oliveira, nascido em Bom Jardim em 23/03/1943, filho de Luiz Gonzaga de Oliveira e Maria de Lourdes Barros de Oliveira. Iniciou os seus estudo musicais aos dez anos de idade quando estudou violão com os eu pai que era maestro Luiz Gonzaga de Oliveira (que era filho do Maestro Levino Ferreira). Recebeu aulas de piano da Irmã Ódila Maroja (Superiora das Beneditinas naquela cidade.). Estudou flauta transversal no Centro de Arte e Comunicação da UFPE com o professor Ítalo. Na UFPE cursou Educação Artística modalidade música (teoria e solfejo) com os professores Severino Rivoredo Dimas Sedicais; Ivanildo e ciência Maestro Marro Lurso curso promovido pela Orquestra Sinfônica do Recife, 1978 e 1979, iniciativa Maestro Guedes Peixoto.
Foi professor na escola municipal de música “Levino Ferreira” na cidade de Limoeiro onde também foi o regente da banda musical ao mesmo nome.
Formação
1950-1955  Grupo Escolar Raimundo Honório, Bom Jardim da rede Estadual da 1ª a 4ª série.
1956-1957  Instituto Santana, colégio das Irmãs Beneditinas de Bom Jardim.
1958-1961 Ginásio de Bom Jardim, segundo grau.
1962-1964 Escola Nossa Senhora de Fátima, Limoeiro. Técnico em Contabilidade.
1979  Orquestra Sinfônica do Recife- Curso de Extensão Musical Profissional, com os professores Dimas Sendras, Ivanildo Severino Organa e Maestro Guedes (Recife).
1982 -1986  Universidade Federal de Pernambuco, recife, Curso Superior em Educação Artística
Composição
• Valsando em Recife – 30/05/1980
• Ladainha de Nossa Senhora – 20/05/1983
• Quadrilha – 11/06/1980
• Passando o tempo (choro) – 07/06/1980
• Enquanto o Carnaval não passa (Frevo Canção) – 13/02/1983
• Somos Foliões – 11/01/1984
• Teimoso – 01/01/1984
• Vou de Bandolim , vencedora do concurso Pernambuco no música hoje em Limoeiro – 1981. Garavado pela banda da polícia militar da cidade do Recife em “ O tema e Frevo nº 10”
• Autor da música do bloco do Limão, em 2005; e participa como saxofonista do rete do bloco.
• Participa da Seresta Adalberto Moreira, como saxofonista.



Experiência Profissional

1980-1995  Escola Padre Adauto Nicolau Pimentel, Limoeiro, professor de música por indicação do professor Alexandre Nunes.
1981-1995  Prefeitura Municipal do Limoeiro, professor de musica e regente da banda musical Levino Ferreira

Participação em Blocos

• Carnavalescos: acompanhamento com saxe
• Bloco em folia Daiva Torres
• Coral e Orquestra Edgar Morais
• Seresta da Rádio Clube (acompanhamento com flauta)

Composição e Prêmios Recebidos
• Partcipação do Prêmio Pernambuco Música Hoje82/Goiânia, Pernambuco;
• Autor dos Hinos: da cidade de Limoeiro, PE, 1990; da escola Luís, de Casinhas, PE; da escola Cônego Deusdedith, 19/09/1982; bicentenário da paróquia de Limoeiro, 20/08/1979; da escola Suzel Galiza, 2001; da escola Cônego Fernando Passos; da escola Morais e Silva; jubileu de ouro em 25/08/1990.

Participação em Conjuntos Musicais
• Guitarrista do Conjunto de Boite Tupi, em Bom Jardim, fundado na década de 50 por iniciativa do grande músico Airton Lima Barbosa.
• Guitarrista do Conjunto Musical Evolurítmo, fundado pelo músico goianense Clóvis na década de 60;
• Pianista do Conjunto Musical “Os Águias” no Ginásio de Limoeiro na década de 60, com o apoio do saudoso Pe. Nicolau Pimentel, profundo admirador da música


Grupo: Carolayne, Cecília,Êmilly, Luís Paulo, Elton e Jonathan Luan

PESSOA INESQUECÍVEL- FERNANDO CAVALCANTE CERQUINHO DE SOUZA


Fernando Cavalcanti Cerquinho de Souza, conhecido como Fernando Cerquinho, nasceu em 14 de maio de 1947, na cidade de Limoeiro, filho de Eduardo Augusto Cerquinho de Souza e Maria Anunciada Cerquinho de Souza, casado com Leonila Lane Magno Cerquinho, tenho como filhos: Fernanda , José Eduardo e Bruno Augusto.
Iniciou sua educação básica na Escola Auxiliadora Brito de Arruda, conhecida como D. Dora, concluiu o curso de contabilidade no Ginásio de Limoeiro, antigo Pe. Nicolau Pimentel. Ingressou na FACAL, trabalhou em lojas de automóveis, empresa de auditoria e por exigência da profissão trabalhou em diversos Estados com o saudoso limoeirense Otaviano Duarte na Indústria Irodusa.
No ano de 1978, associou-se a Marcos Fernandes Barbosa, sociedade essa que durou 10 anos, denomimada Barbosa &Cerquinho. Após a dissolução da sociedade foi criada a empresa Casa Cerquinho LTDA.
Hoje, aposentado, a empresa segue em nome da sua esposa e filhos.

Grupo: Brenda Emily, Larissa Dinaura, Camilla, Mylena Franciele.

PESSOA INESQUECÍVEL-SALATIEL VIEIRA DE MELO


Salatiel Vieira de Melo, mais conhecido por Pastor Salatiel, nascido em 9 de julho de 1937 na ilha de Fernando de Noronha, filho de Francisco Vieira de Melo e Maria Vieira de Melo,ambos falecidos. Casado com Elza Maria de Albuquerque melo, sendo filhos do casal: Silvio,Elias,Izaque, Elizama,Elda, Simei,Ebenézer e Sara.
Estudou na Escola Técnica de Pernambuco e no SENAI. Trabalhou no Recife em fábrica de forma de calçados e hoje é pastor da igreja batista e técnico de prótese dentária.
Grupo:Artur, Janaina, Maria Aparecida, Clara Oliveira, Jefferson.

sábado, 28 de agosto de 2010

PESSOA INESQUECÍVEL- GABRIELA MARIA DE ARRUDA


Gabriela Maria de Arruda, mais conhecida como Dra. Gabriela, nasceu no dia 04 de março de 1955, na cidade de Limoeiro. Filha de Rivadávia de Arruda Sena e Elizabeth Barros de Arruda, casada com José Fernando da Silva, não tem filhos.
Estudou nas Escolas Regina Coeli e Estadual. Trabalhou em Salgadinho,na função de médica, como funcionária do Estado. Hoje é medica ginecologista e possui consultório particular e também atende no Posto de Saúde da Família, na Rua Frei Estévão, em Limoeiro.

Grupo: Alícia, Ìtalo, Jaqueline, Joana, Karla e Monique Siellen.

PESSOA INESQUECÍVEL-EDMUNDO ANTÔNIO DE OLIVEIRA


Edmundo Antônio de Oliveira, conhecido por Professor Edmundo, nasceu em 13 de Junho de 1942, filho de Antônio Feliciano de Oliveira e Julita Bezerra de Oliveira, casado com Luíza Marina de Andrade Oliveira, tem dois Filhos: Érico Rodrigo de Andrade Oliveira e Anna Mirella de Andrade Oliveira.
Estudou no Ginásio de Limoeiro quando era particular e pertencia ao Pe. Nicolau Pimentel. Após ter concluído o curso colegial, fazendo parte da primeira turma do colégio Estadual de Limoeiro, prestou exame do vestibular para administração de empresas na UFPE. Foi convidado pela Escola Estadual a lecionar noções de contabilidade no Ensino Fundamental. Ao fazer um teste vocacional em uma das disciplinas do curso de Administração, letras apareceu como resultado final e como Edmundo sempre gostou de ler e escrever, optou pelo curso Português e Literatura sendo aprovado no exame do vestibular, concluindo o curso de letras.
Foi vice-diretor, durante cinco anos do Ceru. Fez também vestibular para pedagogia na UNICAP sendo o sexto colocado, mas não pode freqüentar por motivo do horário de trabalho ser estruturamente noturno coincidindo com o horário do curso.
Em 1984, resolveu entregar o cargo de vice-diretor e passou a lecionar no curso Estudos Gerais e no Magistério no Ceru, dedicando-se durante 16 anos até a sua aposentadoria. Ensinou mais de vinte anos na Escola Nossa Senhora de Fátima e por dez anos na escola Cônego Fernando Passos. Mais tarde fez um novo concurso público, em 1997, sendo aprovado.
Hoje readaptado à sua função, trabalha como bibliotecário no Ceru.

PESSOA INESQUECÍVEL- PEDRO TAVARES DE OLIVEIRA


Pedro Tavares de Oliveira, nascido em 13 de julho de 1934, no Sítio Bom Sucesso, na zona rural de Limoeiro. Filho de José Tavares de Oliveira e de Rosa Tavares de Oliveira é solteiro, estudou na escola Esternato Santa Marta em Limoeiro, é comerciante e sempre trabalhou no comércio. É espírita da doutrina cardecista.
Grupo: Girlene, Paula, Alessandro, Maria Misleyne, Maria Aparecida e Vinicios.

PESSOA INESQUECÍVEL- NÉLSON ALVES DE MELO


Nélson Alves de Melo, nascido em 13 de agosto de 1933, na cidade de Limoeiro, filho de Maria Barbosa de Melo e Felix Alves de Melo, casado com Elizabete Xavier de Melo, sendo filhas do casal: Verônica Maria Xavier de Melo, Ana Maria Xavier de Melo Santos, Valéria Maria Xavier da Silva.
Estudou no Ginásio de Limoeiro. Trabalhou como professor de educação física na escola Regina Coeli e no colégio Santa Cruz e m Carpina. Trabalhou nas lojas Paulistas e foi epidemologista da SUCAN.Coordenou os jogos escolares regionais de Limoeiro.
Grupo: Marcela,Anny,Iêsa, Jhonata Tiago, João marques

PESSOA INESQUECÍVEL- MARIA DE FÁTIMA BARROS


Maria de Fátima Barros, nascida em 29 de outubro de 1955 na cidade de Limoeiro. Filha de Filomeno Pereira de Barros e Maria José de Albuquerque é solteira e tem uma filha chamada Mariana Barros.
Estudou na Escola Mínima, nos Mendes, na Escola Estadual, na Escola Cônego Fernando Passos e ns Universidade Católica de Pernambuco.
Até os 18 anos trabalhou na agricultora. Após alguns anos trabalhou no supermercado Marfil como surpervisora durante quatro anos. Logo ingressou no Serviço Público Federal onde trabalhou por dezesseis anos. Atualmente é empresária à frente da Flor do Campo Floricultura.
Grupo: Alexia, Ana Lígia, Fátima, Joyce e Richênia.

PESSOA INESQUECÍVEL-IRANDHIR GLERISTON DOS SANTOS PINTO


Irandhir Gleriston dos Santos Pinto, mais conhecido internacionalmente como Irandhir Santos. Nasceu em 22 de agosto de 1979, na cidade de Barreiros. Ainda pequeno veio morar em Limoeiro, é filho de Marcos José Pinto dos Santos e de Elena Maria da Luz Pinto, é solteiro, estudou na escola Luluzinha, na Escola Regina Coeli, no CPI, em recife, e na UFPE, cursando Artes Cênicas.
Fez seriado na globo: A Pedra do Reino , é ator de cinema nacional fazendo vários filmes. Foi premiado como melhor ator no festival de Paris, na França, e no festival do Ceará.
Grupo: Gleissy, Julyana, Maria Clara, Maria Izaura e Wellington

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

PESSOA INESQUECÍVEL- MARIA CÉLIA DE OLIVEIRA


Maria Célia de Oliveira, nascida em 26 de março de 1946, na cidade de Limoeiro, filha de Pascoal Francisco de oliveira e Tereza Maria de Oliveira, casada com Moisés José da Siva, desse casamento nasceram: Janaína de Fátima Oliveira da Siva e Jamerson Oliveira da Silva.
Aos sete anos começou sua vida escolar e na Escola Morais e Silva freqüentou até a quinta série. Estudou também no Colégio Regina Coeli.
Ainda jovem trabalhou como locutora na Rádio Jornal, onde sofreu preconceito. Foi noticiarista, apresentou programas de auditório, fez rádio novela, vendeu comerciais, produziu programas. Afastou-se da rádio para se casar, mas depois de dez anos retornou com o programa “Café da manhã” na rádio Difusora.
Foi escalada para comandar as noites da rádio criando o “Panrampampam” uma espécie de cumprimento cantado. Trabalhou depois na rádio Vitória FM, apresentando um programa patrocinado pelo Centro das Mulheres de Vitória chamado “A voz da mulher” que mais tarde também foi apresentado por Maria Célia na Rádio Cultural de Vitória.
Sempre deu importância ao seu trabalho oferecendo sorrisos e uma palavra de incentivo para seus ouvintes.

PESSOA INESQUECÍVEL- MANOEL LUIZ DA SILVA / NINO LUIZ (in memoriam)


Manoel Luiz da Silva conhecido como Nino Luiz, nasceu em 10/06/1946. Filho de João Luiz da Silva e Maria Pereira da Silva é limoeirense e reside na Rua do Apito.
Estudou no Ginásio de Limoeiro do Padre Nicolau Pimentel onde cursou do primário ao ginasial.
Participou de um curso misto por quatro anos, de artes plásticas e fonéticas no cine clube da pedagoga irmã Gabriele Andasch. Foi diretor do cinema nos anos 60.
Foi correspondente no diário de Pernambuco nos anos 70, quando Vanessa Campos era editora regional desse jornal. Foi diretor do Colorado Futebol Clube da Rua Santa Luzia e do AFC do saudoso Gilvan de Paula. Nos anos 80 foi coordenador do PES aqui em Limoeiro, programa este lançado pelo ministério da saúde onde se reliza palestras sobre doenças de ordens sociais e também sobre sua prevenção.
Junto com o pessoal da saúde realiza vacinas contra paralisia infantil, tétano, BCG entre outras. Tudo isso numa parceria com os clínicos.
Foi produtor, na rádio difusora de Limoeiro, no ano de 1977. Foi supervisor na seleção de futebol de Limoeiro e participou da Copa do Interior chegando a ser vice campeão de Pernambuco.
Ainda na área da saúde participa ativamente de remoções em caráter de urgência e emergência do Hospital Regional de Limoeiro, pois tem livre acesso aos Hospitais de Recife. Continua prestando esse serviço, ou seja, fazendo marcações e agendando cirurgias. Ele conseguiu trazer para Limoeiro, durante o governo de Adalto Duarte, o serviço de prevenção de câncer de colo uterino.
É católico de origem familiar. No campo político foi vereador por 12 anos. Recebeu por 10 anos consecutivos o prêmio destaque do grupo notável.
Hoje participa da programação da Rádio Cultural FM fazendo comentários sobre assuntos de versos, no programa 96 é noticias.

Grupo: Vanderson e Lucas

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Luto


Nós que fazemos o projeto AS MARAVILHAS DE LIMOEIRO, ainda estamos sob efeito da notícia triste que nos abateu nesta manhã de quinta-feira.
Perdemos uma das pessoas mais importantes de nossa cidade e que tanto contribuiu no auxílio àqueles que necessitavam de uma mão amiga.
Nino Luís ficará para sempre na memória dos limoeirenses que tanto aprenderam com seu exemplo de honestidade e caráter.
Descanse em paz!

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

PESSOA INESQUECÍVEL- JOSÉ HUMBERTO DANTAS PIMENTEL


Jose Humberto Dantas Pimentel, mais conhecido por Beto, nasceu em Limoeiro, na rua da Alegria, no dia 31 de março de 1973, filho de Ignácio Pimentel de Fontes e Josinete Dantas Pimentel. Casado com Luiza Falcão de Lima Pimentel, desse casamento nasceram: Pedro Humberto Falcão de Lima Pimentel e Davi Gabriel Falcão de Lima Pimentel. Já estudou nas escolas: Morais e Silva, Sebastião Galvão, Padre Adauto e Ginásio,atual escola Nossa Senhora de Fátima. Fez faculdade de direito na cidade de Caruaru PE(FADICA)
Em sua vida profissional trabalhou como auxiliar de serviços gerais no antigo BANORTE, foi vendedor da Bhrama, motorista particular, agente de polícia civil e atualmente é delegado de polícia de Machados-PE. Como feitos na cidade, já aprendeu por varias partes da cidade, dando mais calma a população limoeirense e de outras regiões.
Grupo:Anna, Dyana,Igor,Jose Vitor, Pauliane e Vielany

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

PESSOA INESQUECÍVEL- JOSÉ BARBOSA DE SOUZA


José Barbosa de Souza, mais conhecido por Dr. Barbosa, nascido em Orobó-Pernambuco, em 04 de setembro de 1939, radicou-se em Limoeiro desde os dezesseis anos de Idade. Filho de Joaquim Avelino de Souza e Merenciana Barbosa de Souza, casado com Maria de Fátima Félix de Souza, tem como filhos: Joaquim Avelino de Souza Neto, Laércio Barbosa de Souza, José Barbosa de Souza Júnior e Emerenciane de Souza Areia Leão.
Fez seus estudos primários em Gravatá e Paudalho; os secundários no Ginásio de Limoeiro e no Seminário de Olinda; cursou Ciências Jurídicas e Sociais na Universidade Católica de Pernambuco.
É escritor, advogado e auditor tributário do Estado de Pernambuco. É o vitorioso do concurso público da escolha da letra do Hino de Limoeiro.
Grupo: Allison Douglas, Mirelle, Tatyanne, José Marcelo, José Wellington e Maria Clara.